Histórico

banner_topo_soepe

 

O Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco foi criado em  28 de setembro de 1934, com o nome de SINDICATO ODONTOLÓGICO DO RECIFE. Sua finalidade é unir a categoria em torno de dois grandes objetivos: crescer para fortalecer os seus associados nos campos científico e social e representá-los perante a justiça e os poderes constituídos.

A sua primeira diretoria foi composta por Sylvio Pellico Leitão (presidente), Luiz Lins de Souza (secretário), Hamilton Ribeiro Guimarães (tesoureiro) e  Severino Pinto de Abreu, Gustavo H de Sá e José Tertuliano da Silva  (Conselho Fiscal).

Em 26 de outubro de 1934, ocorre a eleição do Delegado Eleitor para a escolha do Representante das Profissões Liberais à 1.ª Legislatura Nacional, quando foi eleito Sylvio Pellico Leitão. Também houve a eleição do Delegado Eleitor à Constituição Estadual, quando foi referendado Samuel Ponce de Leon.

Em 10 de junho de 1941foi registrada a Carta Sindical. E em 19 de agosto do mesmo ano o SOEPE muda seu nome para SINDICATO DOS ODONTOLOGISTAS DO RECIFE

Em 1978 é Declarado de Utilidade Pública pela Lei Municipal 13.062/78.

Em 11 de maio de 1982 o SOEPE passa a ser chamado do SINDICATO DOS ODONTOLOGISTAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO e amplia significativamente a sua base territorial.

No ano seguinte, o SOEPE realiza o sonho de ter a sua sede própria, que é inaugurada em 12 de agosto, sob a presidência de Fernando Gueiros.

O SOEPE promoveu dois importantes Encontros Nacionais dos Sindicatos de Odontologia (ENSO): o 26º, em 2004; e o 27º, em 2008, quando em Recife foram comemorados os 60 Anos da Federação Nacional dos Odontologistas, que tem sede no Rio de Janeiro.

O SOEPE também realizou o primeiro e o segundo Congresso de Saúde Oral, em 1991 e 1993, respectivamente, no Centro de Convenções.

Estrutura – Hoje o SOEPE conta com uma completa infraestrutura de espaço e equipamentos para melhor servir à categoria. São 2 salas de aula, 2 de esterelização, 2 de raio x, 2 clínicas com 12 consultórios (cada uma), 2 consultórios para especialidades, além de um auditório com capacidade para 200 pessoas, sala de informática e biblioteca.

Cursos – Com o compromisso de investir na qualificação dos profissionais no Estado, o SOEPE oferece cursos de especialização e aperfeiçoamento nas mais diversas áreas, como Prótese Dentária, Implantodontia, Endodontia, Periodontia, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, entre outras. Confira os cursos, a programação, e os horários no link cursos, do nosso site.

Social – Consciente da sua responsabilidade social, o SOEPE, a partir dos seus cursos, beneficia milhares de pessoas com tratamentos odontológicos. Muitas delas que jamais teriam condições de fazer uma intervenção especializada. É cobrada apenas uma taxa simbólica para suprir o custo com material.

Você está aqui: Pagina Principal Histórico